"Um dos fins do silêncio que constitui a regra da minha escuta é justamente calar o amor. Nesse lugar que ocupo e almejo que minha vida acabe de se consumar, é isto que permanecerá pulsante depois de mim, creio, como um resíduo no lugar que terei ocupado" J.Lacan-Bruxelas, 1960
domingo, 22 de agosto de 2010
Utopia e Barbárie
Filme do cineasta Silvio Tendler se apresenta como um documentário, resumo da Historia entre a segunda guerra mundial e o momento atual.
O cineasta passeia com sua câmara captando vozes imagens, paisagens, interiores e exteriores.
As imagens traduzidas em palavras criam o tema “Utopia e Barbárie “ Tema que fere, dilacera os expectadores, frente ao real inominável, o vazio em torno do qual há algo a ser construído, bordejado.
Assim, o filme “Utopia e Barbárie” faz uma rememoração da historia onde o passado reprimido,escamoteado é recuperado.Assim como na historia dos sujeitos o que importa não são tanto os fatos, mas a inscrição simbólica num dado tempo, a historia da humanidade é feita de inscrições simbólicas, de clichês, que, na ordem da repetição, sustentam a Barbárie. Sem as diferenças não é possível destacar o caráter repetitivo. E o que faz a diferença? Será a utopia?
Deixo em aberto a questão...
Lucia Frota
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário