domingo, 22 de agosto de 2010

A palavra na literatura é morte e resgate


Do Tear 4 surgiu uma proposta de ler o livro de Marie Cardinal “ Palavras para dizer “ 1975, catalogado como: Escritores argelinos em francês: Autobiografia romanceada.
Tal livro serviu de inspiração ao Filme "Les mots pour le dire", traduzido para o português como "Voltar a viver".
E a autora dedica o seu livro “ao doutor que me ajudou a nascer".
De qual nascimento ela fala ?
Se vida e a morte é o verso e reverso de uma mesma moeda e se o real é vida e o gozo, a morte?.... Que caminhos são oferecidos aos viventes para aceitar o desafio ?
As religiões, para os que crêem , oferecem recompensas, bônus para serem resgatados depois da morte . Mas até lá o que fazer ?
“Durante sete anos ,três vezes por semana ,caminhei por aquela ruazinha ....”
“Vi o homenzinho moreno que me estendia mão ...vi seus olhos pretos ,lisos como cabeça de prego ...”vi que ele era muito miúdo...”
“ Eu lhe obedeci quando ele me pediu para esperar ....”
“..e o homenzinho me mandou entrar para o seu consultório”...
Assim Marie Cardinal inicia suas memórias, retornando às imagens de sua infância e adolescência na Argélia através de uma escrita possível pelos recursos da psicanálise, pois, para” nascer de novo “ é preciso “fazer laços através dos buracos cavados pelas perdas ,decepções , que nos levam a mudar o rumo e o sentido das coisas .Não há enlace sem desenlace. Assim vamos tecendo o fio de nossas vidas" Gilda Vaz (blog)

Lucia Frota

Nenhum comentário:

Postar um comentário