sábado, 26 de fevereiro de 2011

OS DOIS LADOS DA JANELA


Está proposta, no Tear 4, a necessidade de um outro estudo que se formalizará, em novo espaço de encontros semanais, para leitura do Seminário da Angústia e suas elaborações, necessárias ao estudo do “Ato Psicanalítico”.

Local:  Rua Fernandes Tourinho, 470, 3º andar.
Horário: Segundas-feiras, de 15:30h às 17:00h
Coordenação: Angela Porto e Lúcia Montes
Inscrição até 14 de março,  
Mais informações, telefones:  (31) 3281-2212 -  (31) 3223-8088

“Se escolhi trabalhar, este ano, a partir da angústia, foi porque esse caminho reaviva toda a dialética do desejo, e porque é o único que nos permite introduzir uma nova clareza quanto à função do objeto em relação ao desejo”( Lacan, Seminário 10, A angústia, lição de 15 de maio de 1963)

O tema da angústia leva  Lacan à  formulação do objeto da psicanálise e à dimensão do real na constituição do sujeito da clínica psicanalítica.
O caminho tomado por Lacan enfatiza que, apenas através de elaborações precisas,  seria possível se apropriar dos recursos que o manejo da transferência exige,  nas abordagens clínicas do acting-out, da passagem ao ato e do trabalho de luto, tanto na neurose obsessiva quanto na histeria.
A experiência do trabalho analítico e sua teorização  posiciona o analista diante da questão posta por Lacan, da possibilidade  de se entrar, como desejo, nesse a irredutível, para oferecer à clínica da angústia sua  real problematização. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário