sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Tecendo Travessias



                "Eu atravessava no meio da tristeza. De feito, eu carecia de sozinho ficar. Sozinho sou, sendo, de sozinho careço, sempre nas estreitas horas - isso procuro. Homem como eu, tristeza perto de pessoa amiga afraca. Eu queria mesmo algum desespero.
            Desespero quieto às vezes é o melhor remédio que há. Que alarga o mundo e põe a criatura solta. Medo agarra a gente é pelo enraizado. Fui indo. De repente, de repente, tomei em mim um gole de um pensamento - estrato de ouro: pedrinha de ouro. E conheci o  que é socorro.
(.....)
Bem, rezar aquela noite, eu não conseguia. Nisso nem pensei. Até para a gente se lembrar de Deus, carece de ter algum costume. Mas foi aquele grão de ideia que me acuculou, me argumentou todo. Ideiazinha. Só um começo. Aos pouquinhos é que a gente abre os olhos; achei de per mim. E foi: que no dia que amanhecia, eu não ia pitar, por forte que fosse o vício de minha vontade. E não ia dormir nem descansar nem sentado nem deitado. E não ia caçar a companhia do Reinaldo, nem conversa, o que de tudo mais prezava. Resolvi aquilo e me alegrei. O medo se largava de meus peitos, de minhas pernas. O medo já amolecia as unhas. Íamos chegando numa tapera, nas Lagoas do Córrego Mucambo. Lá nós tínhamos pastos bons. O que resolvi, cumpri. Fiz. Ah, aquele dia me carregou, abreviei o poder de outras aragens. Cabeça alta - digo. Esta vida está cheia de ocultos caminhos. Se o senhor souber, sabe; não sabendo, não me entenderá. (...) A vida da gente faz sete voltas - se diz. A vida nem é da gente."   [João Guimarães Rosa - 'Grande sertão: Veredas'].


Uma passagem de ano em paz são nossos votos.

3 comentários:

  1. Que dizeres bonitos formam as palavras, apenas palavras, e vão pro fundo d'alma.

    ResponderExcluir
  2. OI Lucia ,

    obrigada,

    Desejo lhe também muita paz nesse findar de 2015 .

    Guimarães tem sabedoria :" desespero quieto às vezes é o melhor remédio que há"

    A quietude ,não só , nos protege,. contra os excessivos floreios natalinos mas

    clareia os caminhos ,alarga o mundo e nos põe em movimento.


    bjos Lucia Frota

    ResponderExcluir
  3. Guimarães só podia ser Rosa. Assim floreiam nossos caminhos. bj, suzana braga

    ResponderExcluir