sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Corte e Retorno... nos vetores do “Ato psicanalítico”




“... a verdadeira análise original só pode ser a segunda, por constituir a repetição que da primeira faz um ato, pois é ela que introduz o a posteriori próprio do tempo lógico, que se marca pelo fato de que o psicanalisante passou a psicanalista. (Refiro-me ao próprio Freud, que com isso sancionou não ter feito uma auto-análise.) [Lacan – “Proposição de outubro/67”]

A passagem pelos textos do Seminário XI de Lacan, “Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise”, seguida de um tempo ‘em reserva’ que o período de férias contempla como ‘boa distância’ necessária ao funcionamento da psicanálise, serve-nos, agora, à recolocação dos propósitos do nosso Estudo no Tear 4 e a seu possível entrelaçamento com o trabalho que cada um de nós re-endereça à sustentação ética da Psicanálise em nosso tempo.
Em torno dos termos do Corte e do Retorno, tentaremos restaurar o vigor da proposição lacaniana, ao sustentar o fio rigoroso com que Freud teceu os conceitos da clínica psicanalítica.
Retorno a Freud é o registro do estilo com o qual Lacan delimitou o corte irreversível, endereçado à responsabilidade do analista com a permanente reinvenção da psicanálise, nas dimensões de seus impasses clínicos e avanços na cultura.

“O desejo do analista, é esse o ponto absoluto de onde se triangula a atenção ao que, por ser esperado, não deve ser deixado para amanhã. Mas ao formulá-lo como eu fiz, introduz-se a dimensão na qual o analista depende de seu ato.” [Lacan, “Discurso a EFP” – dez/67]

            Deste movimento de passagem pelos fundamentos, hiato das férias e o momento atual de fazer outro giro pelo texto de Lacan, esperamos que, na pulsação do seminário “O Ato psicanalítico”, seja possível, a posteriori, a reinvenção de caminhos que promovam sempre o retorno a Freud.

                                                         Lucia Montes




Um comentário:

  1. Lucia Frota disse:

    Ato psicanalítico que tem a funçaõ de implicar o sujeito,fazer engajamento,fazer trabalho.

    Estar implicado, segundo o Aurélio, vem do latim "implicare, e quer dizer tornar-se confuso, enredar-se, embaraçar-se comprometer-se.
    Interssantes significantes.... para dar continuidade ao nosso trabalho no tear4-psicanálise.

    abraços lucia

    ResponderExcluir