sábado, 23 de fevereiro de 2013

TEAR 4...de um Outro ao outro, à espera





"Eu diria que um conjunto de seres falantes só se sustenta se está filiado a uma escritura em curso, às impossibilidades de uma escritura, ou ainda, se ela tem a pretensão de estar acabada, à necessidade de preservá-la, de transmiti-la, e, em conseqüência, de mastigá-la, ruminá-la e consumi-la (...). Se existe "um a mais” nesse grupo é o “a mais” do teorema iminente, quero dizer, aquele que não está escrito ainda, mas está a ponto de sê-lo” D. Sibony(1975)


Desde 2010, encontramo-nos em torno do texto de Freud e do texto de Lacan.  Alguns, cujo percurso é diverso e particular, percorremos, cada um, um trajeto que a estrutura nos impõe, na tentativa da precisão de manejar o que “temos a cargo”, pois o que “ temos  a cargo” tem efeitos de qualquer forma. 
E se “é preciso sempre ter já percorrido um pedaço do caminho para que a partida se esclareça pela retroação” retomamos o percurso do Tear 4,   que tem sido o endereço de publicação de nossos textos, quando eles se nos vêm como questão e/ou, sempre, efeito de trabalho da leitura e da clínica.  Os participantes têm o acesso à publicação no blog, mas  o fazem se o quiserem.  Não há compromisso institucional ou hierarquia. Temos um dia de encontro, um endereço e o texto. Texto que trabalha cada um a seu modo particular e se faz transmitir numa boa conversa.
 “De um Outro ao outro” é o nosso trajeto atual. Somos quem vai por essa trilha e quem se   dispõe a essa forma de trabalhar. 
E pela retroação, de um pedaço do caminho já feito,  tour e retour, a partida se esclarece e se impõe.

Que momento é esse,
 “momento sutil em que o silêncio de tudo o que já foi dito faz com que alguém se ponha a escrever, numa tentativa de ainda vir a dizer?... Dança-trança de significantes que se relançam de um texto a outro, nas entre linhas, entre letras, entre nomes próprios... No Tear 4 nada parece estar solto ou livre de conseqüências..."http://tear4-psicanalise.blogspot.com.br/2010/08/escrita-em-movimento.html

Recomeço...nova partida
Renovamos a aposta do Tear 4, em  2013, e que a boa conversa nos traga e a quem mais se aproximar desse tom,  um trabalho em que  o que fala  importa mais que 'quem' fala e que nos reste dele, a causa e o movimento. Pois o que espera, do real, é bem-vindo e resulta em mais trabalho.

 “É importante o 'teorema iminente' que está aqui sobre o tear, no meio do trabalho, ou seja, aquilo que vai, daqui a pouco, se a sorte lhe sorrir, entrelaçar uma palavra errante, pontuar associações livres e curiosas, à espera”.(D.Sibony)

Portanto, "Cem vezes sobre o tear, repõe teu trabalho" http://tear4-psicanalise.blogspot.com.br/2011/06/cem-vezes-sobre-o-tear-repoe-teu.html

Nosso endereço: Rua Fernandes Tourinho,470 - Belo Horizonte
Telefones de contato:(031) 32812212 e (031)3223-8088

Nenhum comentário:

Postar um comentário