quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"QUANDO A GENTE AMA NÃO SE TRATA DE SEXO"





“Quando a gente ama, não se trata de sexo…”

Tomada na vertente da transferência, é uma afirmativa instigante por parte de Lacan. Quando “a gente” ama...
A gente... -sujeito indeterminado- ama e o amor se presta a todos os recobrimentos, a todas as construções imaginárias do que se convencionou chamar socialmente de “auto- imagem”, “auto-estima”, e, engraçado essa, “baixa-auto-estima”, ideais os mais variados e eventualmente cruéis, pois ideais são só ideais, conjunto de idéias míticas, com o intuito de recobrir vazios de não saber sobre o sujeito, sobre a vida e os caminhos dela.
 É de tudo isso e mais ainda que uma psicanálise tem que se livrar, limpar, fazer perder, sem deixar de incluí-los, os recobrimentos, pois eles fazem parte da estrutura, ou não se poderia dizer “a gente”. “A gente”... e a análise não acontece aí.
“A gente” ama e é preciso amar pra chegar ao real, mesmo se sabendo que o que é preciso esconde o que, da errância, do impreciso, nos levaria ao sexo.
Quase...mas quase mesmo que Lacan sugere...do amor não se pode esperar uma análise que leve aos seus fins...ou ao seu fim.
Porque... “quando se ama não se trata de sexo”!
E não é do sexo que as pessoas vêm se tratar, mas é do sexo que a análise deve tratar!

Angela Porto

4 comentários:

  1. Gostaria de saber, qual obra do Lacan você tirou essa frase, livro e n° da página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Ladione, Lacan diz essa frase na página 17 da lição de 19 de dezembro de 1972, Seminário 20, Mais, ainda, 2a edição corrigida, Ed Jorge Zahar 1985. Que bom tê-lo como leitor e participante do Tear 4- psicanálise. Abraços, Angela Porto

      Excluir
    2. Muito obrigado Angela Porto, agradeço muito pela sua gentileza. Estou trabalhando em um texto acerca do amor em psicanálise e gostei muito da frase. Abraço.

      Excluir
  2. Corrigindo a página, José Ladione é pagina 37... se quiser veja a postagem em que trabalho a questão que a frase me instigou a colocar em http://tear4-psicanalise.blogspot.com.br/2010/10/o-amor-nao-tem-sexo.html

    ResponderExcluir