sexta-feira, 28 de junho de 2013

TEXTEAR... A experiência do conceito



TEXTEAR

Como e quando a psicanálise se transmite? O que dela se escreve?

"Freud faz do "Esboço de Psicanálise" o epílogo  fascinante de sua obra. Uma nova luz é lançada sobre todos os pontos que ele aborda. Há mesmo alusões ocasionais a desenvolvimentos inteiramente novos(...) e outros a que ele dá consideração ampliada.(...) Tudo isso demonstra que, aos 82 anos de idade, Freud ainda possuía um dom espantoso de efetuar uma abordagem nova ao que poderia parecer tópicos batidos.Em parte alguma, talvez, atinge o seu estilo nível mais alto de concisão e lucidez. Todo o trabalho nos dá a sensação de liberdade em sua apresentação, o que é talvez de se esperar na última descrição, por parte de um mestre, das ideias de que foi o criador."
"Os ensinamentos da Psicanálise baseiam-se em um número incalculável de observações e experiências, e, somente alguém que tenha repetido estas observações em si próprio e em outras pessoas, acha-se em posição de chegar a um discernimento próprio sobre ela"   (Freud, Volume XXIII, páginas 167,168, Nota do Editor Inglês)

A EXPERIÊNCIA DO CONCEITO


Enquanto  passagem do privado ao público é que tomaremos o "conceito" na dimensão de um impossível em que se instaura a transmissão da psicanálise.
Mas as vicissitudes de um trabalho que faça avançar a elaboração de seus conceitos fundamentais, devem pautar-se na indicação clínica da experiência da FALTA que desfalca o sentido de um saber absoluto.

Fica aqui o convite para que cada um escreva os caminhos da sua apreensão de um conceito ou dos entrelaçamentos entre eles.

Encaminhamento de texto até 15/08/2013 para que possa ser passado a todos os participantes para leitura. O encontro será para boas conversas em torno dos escritos recebidos.

Endereço para o encaminhamento do texto :
http://tear4-psicanalise.blogspot.com 
email da blogger: angelaaraujoporto@gmail.com 

Data: 23 a 24/08/2013 (sexta à noite e sábado, pela manhã e à tarde)

Local: HOTEL FAZENDA RETIRO DAS ROSAS , Rodovia dos Inconfidentes, km 75, Cachoeira do Campo-Ouro Preto, Mg (para visualizar o Hotel, pesquisar no Google)
Informações sobre reservas do hotel: 031 3553-1331



Nenhum comentário:

Postar um comentário