quinta-feira, 10 de março de 2011

A psicanálise deve ficar atenta para não sustentar o que merece ser denunciado!



A palavra viabializa o vazio
Psicanalistas  psiquiatras ,filósofos  reuniram-se   em  Bonneval em 1960 ,  num  colóquio  cujo tema  “ O  Inconsciente freudiano”  foi   quatro anos  mais tarde   retomado,  por Lacan num   texto  onde  relata  suas intervenções  frente  as  posições tomadas  por  profissionais,  que colocavam a psicanálise  a serviço  do discurso  capitalista  numa proposta de  adaptação das pessoas   ao mercado de  trabalho   e consumo. Adverte   que a psicanálise  quando  chamada a atuar  em outros campos  deve  ficar  atenta para  não sustentar  o que merece  ser denunciado. 
 A psicanálise  precisa refletir  sobre  sua  ética  conforme a via assinalada por Freud.
Lacan  aponta   para o conceito  freudiano  de inconsciente e suas implicações na prática  analítica, tendo em conta que  os  analistas fazem parte do conceito   posto que constituem  seu destinatário.
A presença  do inconsciente  por se  situar  no lugar   do Outro  deve ser buscada  em  todo  discurso em sua enunciação  e o analista  deve com o mesmo movimento  experimentar-se  sujeitado  a  fenda  do inconsciente  ,sustentando o discurso do  paciente ,restabelecendo-lhe o   efeito de sentido , implicando-se nele  ,  lidando  com as manifestações de um  inconsciente  estruturado como linguagem sob os efeitos da  metáfora e metonímia de acordo  com os mecanismos descritos por Freud.
  O que causa  o sujeito é o significante sem o qual não haveria o sujeito no real . Significante que representa o sujeito para outro significante .
  Por ser produzido pelo significante o sujeito  não é nada.  Mas esse nada se sustenta pelo apelo  feito ao Outro  no  segundo significante. Com o sujeito não se fala . Isso fala  dele .  Onde o eu era o isso  há de vir.
O analista  como destinatário do inconsciente esta no lugar do  Outro (s.s.s.) para  fazer emergir  outros  significantes  do sujeito  e torná-lo ser  desejante .  O desejo  não é  um conteúdo mas uma articulação  ligada a ordem significante
 Lucia Cunha Frota 

2 comentários:

  1. que bom encontrar suas pontuações ...
    inspiradoras. Valeu demais sua entrada aí, prá dar coragem e assuntos pra próxima segunda-feira.
    E, situando prá quem segue estes estudos só pelo blog, fica a referencia: nos 'Escritos' de J.Lacan, o texto "Posição do Inconsciente".
    Lúcia Montes

    ResponderExcluir
  2. Que expressão feliz!
    "a palavra VIABILIZA o vazio"!
    A palavra pode viabilizar tudo o que é da ordem dos discursos! Daí o apontamento para a ética da psicanálise...É preciso cuidado... o movimento ético, a direção lógica de uma análise, do trabalho na transferência e do projeto do que estamos empreendendo como estudo do "Seminário do Ato", pois todo o trabalho advém da palavra...que viabiliza tudo!

    ResponderExcluir