domingo, 5 de junho de 2011

Onde está o objeto?... À frente?... Atrás?... Fora?... Dentro?



Há um mal-entendido a que o pensamento nos sujeita quando pensamos em objeto do desejo...
Somos cativos, quando pensamos, pois não há nenhum pensamento que não esteja voltado para alguma coisa...
 Mas em se tratando do objeto de desejo,em psicanálise, não é deste modo que podemos concebê-lo.
 Será que o objeto do desejo está à frente?(Lacan, sem X)
Para fixar nossa meta, direi que o objeto ‘a’ não deve ser situado em coisa alguma que seja análoga à intencionalidade de uma noese. Na intencionalidade do desejo, que deve ser distinguida dele, esse objeto deve ser concebido como a causa do desejo. Para retomar minha metáfora de há pouco, o objeto está atrás do desejo. (Lacan, idem)
 Freud aponta a distinção entre Ziel, alvo da pulsão e Objekt, seu objeto, e, diferentemente do que podemos ‘pensar’- que estariam ambos no mesmo lugar, emprega termos muito fortes para falar do objeto, em sua função essencial.
... Eingeschoben, invaginado, inserido- o objeto desliza para dentro, passa para algum lugar.
Depois, há uma indicação precisa de que o objeto deve se situar ausseres, no exterior e, por outro lado, que a satisfação da tendência só consegue realizar-se inneres, no interior do corpo, onde ela encontra sua satisfação. Complexa topologia...
...é a esse exterior, lugar do objeto, anterior a qualquer interiorização que pertence a ideia de causa (Lacan,idem)
Afinal, onde está o objeto?
Das passagens lidas do Seminário da Angústia e as observações de Lacan, fui conduzida a uma outra passagem hilária de que fui uma ouvinte quase desavisada...
À conhecida frase popular de que “por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher” ouvida de alguns bajuladores, a esposa de um político respondeu, com presteza:
"-Se está à frente, se está atrás, se está do lado, onde é que a mulher está , não faço a menor ideia! Mas que há uma mulher, há!
 Só sei que, se está atrás é para empurrar, se está à frente é pra puxar, se está do lado é pra acompanhar. Mas que há uma mulher, há!"
Mas isso já é outra conversa...para outras leituras.
O objeto, a causa, a mulher.
Angela Porto

                         

2 comentários:

  1. Isto é uma escrita angela porto. cheia de graça e ironia. beijo

    ResponderExcluir
  2. Ê Ângela,

    Mulher-objeto, objeto-mulher, à frente, atrás, de lado, mulher-desdobrável, a angústia movimentando tudo... E as tentativas de organização de cada um (ou uma) como pode. Mesmo que seja por 'mal-entendidos'.
    Muito bom acompanhar com você seus estudos.
    Beijo. Beatriz

    ResponderExcluir